Categorias
Empreendedorismo

Como começar a empreender

Com o agravamento da crise econômica no Brasil, muitos brasileiros se viram, por necessidade, levados a formas alternativas de gerar renda que não fosse a convencional contratação por carteira assinada. A necessidade levou os brasileiros a começarem a empreender mesmo que não fizessem ideia de que era isso, como por exemplo, comprando mercadorias para revender ou produzindo em casa, desde brigadeiros a bolos e salgados.

Em contrapartida existem aqueles que buscam melhores resultados em suas carreiras, buscam botar em prática ideias e sonhos. Para esses, iremos listar de forma objetiva 3 dicas para começar a empreender e tirar do papel aquela sua ideia que está na gaveta há um tempo ainda este ano. Aproveitando a deixa de que o ano só começa depois do carnaval, utilize esse tempo para se organizar e se preparar para pôr suas ideias em prática.

  • Crie um plano de negócios: É clichê, mas é o que funciona. O primeiro passo quando se tem uma ideia de negócio e quer começar a colocar em prática, é elaborar um plano de negócios. Com essa ferramenta, você será capaz de visualizar se o seu negócio é viável ou não na prática. Os planos de negócio convencionais são muito demorados e complexos, sendo assim, sugerimos o Canvas. Nele você desenhará seu modelo de negócio e poderá verificar se seu negócio dará certo da melhor forma: testando. Comece do pequeno para o grande, sempre. 
  • Não zere seu bolso: Tudo, de modo geral, requer sacrifícios. É importante ter em mente, quando se deseja empreender, que o seu negócio possui um tempo médio de retorno, e durante esse período em que as coisas ainda estão no início e de certa forma, incertas, é indispensável que se tenha uma reserva própria para poder sustentar nesse período em que seu negócio está tomando forma. Essa reserva pode ser chamada de “fluxo de caixa”. Sendo assim, quando for organizar os custos que precisa para iniciar a empresa, não deixe de incluir uma “reserva de fluxo de caixa”. A quantidade depende do tipo de negócio, mas é bom pensar que este montante não deve ser inferior à 3 meses dos custos fixos da empresa.
  • Se capacite: Independe da área em que deseja empreender, é de extrema importância que você esteja se capacitando constantemente, seja através de cursos, palestras, conferências ou até mesmo com leitura de livros. Nos dias de hoje, com a facilidade da internet é possível encontrar todo tipo de curso online, fora os vídeos que encontramos disponíveis de forma gratuita no Youtube mesmo. Reserve um tempo para comparecer em palestras e encontros. Nesses locais, além de aprender algo, você ainda poderá colocar em prática o networking com profissionais da mesma área que você, ou de áreas diferentes, que é tão importante quanto.

Esses são alguns pequenos pontos que podem te ajudar no início do seu negócio. Se você seguir até o ponto 3, com certeza descobrirá tudo o mais que é necessário para prosperar em seu empreendimento.

Muito sucesso e conte conosco!

Eu sou Rafaela Moreira, colaboradora da MLopes Contabilidade.
Dúvidas? Envie-me um e-mail: rafaela.m@mlopes.cnt.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *