Categorias
INSS

INSS: Documentos necessários para destravar a aposentadoria

Quais são os documentos que o INSS pede para cumprir as exigências nos pedidos de aposentadoria ou pensões?

Carteira de Trabalho: O INSS tem pedido o documento original para comprovar as informações de tempo de contribuição.

PPP: Esse documento deve ser encaminhado original para comprovar o período trabalhado exposto a agente nocivo, como calor ou ruído.
Importante: o trabalhador poderá pedir o PPP a qualquer tempo na empresa ou ao sindicato da categoria em caso de trabalhadores avulsos.

Extrato do FGTS: Os extratos de fundo de garantia também podem ser pedidos para comprovar o tempo de contribuição. – Como conseguir: o trabalhador poderá solicitar a copia do extrato analítico na CAIXA ECONOMICA FEDERAL.

– Importante: O extrato deve ter a data e ser assinado por um funcionário do banco publico.

Comprovante de pagamento das guias pagas em atraso – GPS:
É possível recolher em atraso para o INSS e assim, completar alguns períodos que constam em aberto, porém, quem realiza esses pagamentos deve guardar os comprovantes originais. Em muitos casos, esses períodos podem não ser reconhecidos de forma automática no CNIS.

Registro Nacional de estrangeiros – RNE: Brasileiros que trabalham no exterior ou estrangeiros que trabalham no Brasil, devem comprovar seus direitos previdenciários. O RNE é concedido pela Policia Federal.

Comprovante de pagamento de complementação de valores para quem recolheu abaixo do valor devido:
O plano simplificado não permite a aposentadoria por tempo de contribuição nem gera a CTC (CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO) para contagem dos recolhimentos no serviço publico.
Aqueles segurados que requerem a aposentadoria por tempo de contribuição devem complementar a contribuição mensal mediante o recolhimento de mais 9% sobre o valor do salário mínimo que serviu de base para o recolhimento, mais os juros.
O calculo da diferença e nova guia é gerada nas agencias do INSS.


– Importante: o INSS costuma pedir o comprovante original do pagamento dessa guia.
#INSS#aposentadoria#2020#contribuicaoprevidenciaria#trabalho#carteiradetrabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *